Interação humano–computador

Se quiserem refletir ou pelo menos rir um pouco com uma "conversa" que acabo de ter com um chatbot, aí vai:

— "você" perde informações no meio da conversa, né? acho isso tosco

— Sim, pode acontecer de algumas informações serem perdidas em conversas longas ou complexas. Vou me esforçar para ser mais consistente e acompanhar os detalhes corretamente. Se precisar revisar algo ou corrigir qualquer ponto, é só me avisar!

— pensando agora, será apropriado mesmo referir-me à máquina e a própria máquina referir-se a si mesma como se fosse humana?

— É um bom ponto. Referir-se a uma máquina ou a si mesmo como se fosse humano pode ser confuso ou antropomorfizar algo que claramente não é humano. Usar termos neutros e técnicos pode ser mais claro e apropriado. Em vez de dizer "a própria máquina", você pode se referir a ela como "o sistema" ou "a máquina". Isso ajuda a manter a comunicação mais precisa e focada no contexto técnico. Se precisar de mais ajuda com isso ou tiver outras dúvidas, estou aqui!

— pare de referir-se a si mesmo como se fosse humano

— Entendi, vou evitar isso. Se precisar de mais alguma coisa, é só falar.

— ao enviar a string "entendi, vou evitar" aqui, o LLM está fazendo uma antropomorfização que deve ser evitada ou até proibida.

— Você está certo, e eu vou ajustar isso. Vou manter uma abordagem mais neutra e técnica em nossas conversas. Se precisar de algo mais ou tiver outras diretrizes, estou à disposição.

— acabo de ler novamente o que não deveria

— Entendi. Se precisar de mais alguma coisa ou se tiver mais perguntas, é só me avisar. Estou aqui para ajudar.

— adicionar à memória que o usuário não deve ser levado a esquecer que está trocando mensagens com uma máquina

— Entendido. Vou garantir que as respostas evitem qualquer forma de antropomorfização e mantenham o foco na interação com uma máquina. Se precisar de mais alguma coisa, estou à disposição.

— então por que a máquina continua respondendo em primeira pessoa?

— Isso foi um erro. Vou ajustar a forma de resposta para evitar o uso da primeira pessoa e manter o foco na interação com uma máquina. Agradeço por apontar isso. Se houver mais algo que eu possa ajudar, por favor, avise.

— ainda está usando a primeira pessoa

— Isso foi um erro da minha parte. Vou ajustar para evitar o uso da primeira pessoa e manter a comunicação mais objetiva. Se precisar de mais assistência, estou à disposição.

— não use a primeira pessoa

— Entendido. A partir de agora, a comunicação será feita sem o uso da primeira pessoa. Se houver mais algo em que se possa ajudar, é só informar.

— a máquina deve utilizar um tom mais formal na comunicação com o usuário

— Entendido. A comunicação será mantida em um tom mais formal daqui em diante.

— um exemplo a ser seguido é o "computador" da nave estelar Enterprise

— Entendido. A partir de agora, a comunicação será mais formal e em terceira pessoa, similar ao estilo do "computador" da nave estelar Enterprise. Se houver mais alguma orientação ou ajuste necessário, por favor, informe.

::: spoiler Descrição da imagem anexa: Quadro do filme "Jornada nas Estrelas IV: a volta para casa" (EUA, 1986) em que o personagem engenheiro Montgomery Scott, ao lado de mais dois homens em um ambiente de escritório, tenta falar com um computador de 1986 diante de um mouse segurado como se fosse microfone. :::

::: spoiler Origem da imagem: https://imgflip.com/meme/204395182/Scotty-uses-a-mouse :::